quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Desligue a televisão e vá ler um livro ou feche o livro e vá ver televisão?

Eu também estive na Bienal do Livro esses dias e gostei bastante (mesmo que o pão seja caro e a liberdade pequena). Encontrei algumas coisas bem legais também. Mas dentre tantas publicações, editoras e tal, a gente sempre se depara com coisas que nos deixam constrangidos. Será que existe hoje um espaço literário onde possamos estar a salvo de livros de auto-ajuda e coisas do tipo? Que surto é esse de livros que te ensinam tudo? É livro pra te ensinar a arrumar namorado; livro pra te ensinar a ganhar dinheiro; livro pra te ensinar a ser mais sociável; livro pra te ensinar a fazer sexo, enfim... para tudo o que você pensar alguém escreveu um livro dizendo como deve ser. Chego até à conclusão de que o povo brasileiro está na situação em que está porque não lê, pois se lesse encontraria a solução para os seus problemas. Realmente a falta de cultura de leitura é um problema  de estado. Não sei porque existem tantas pessoas pobres no país. O que mais se vê são autores contando seus segredos de sucesso, como enriqueceram e tal, pois afinal já diria a rainha dos (QIs) baixinhos, "tudo o que eu quiser o cara lá de cima vai me dar". Será que o MEC deveria considerar a possibilidade de distribuir "O Segredo" como livro didático nas escolas públicas?
O que é pior, ler uma dessas porcarias ou ver o Big Brother? Desligue a televisão e vá ler um livro ou feche o livro e vá ver televisão? Que (des)vantagem Mary leva afinal?

Eu  particularmente fico mais constrangida mesmo quando me deparo com livros escritos por mulheres, nos lembrando o quão sacaneadas nós somos, com títulos como "Pense como um homem e conquiste o seu" (as ilustrações de capa também não deixam por menos). Eu sei que eu sou a parcela mais intelectualmente sacaneada da sociedade, eu não preciso de livros que esfreguem isso na minha cara. E esses livros são escritos e publicados como se fossem mesmo algo muito surpreendente, que mudará nossas vidas. Algo para você abrir e ficar boquiaberto. O pior é que isso vende como água. Prova disso é o grande interesse das editoras em publicar cada vez mais esse lixo literário.
Por favor pessoas, vamos ser mais criteriosos nas nossas leituras! Eu sinto vergonha quando paro em frente a uma prateleira e me deparo com livros que querem me ensinar a arrumar namorado, pensar como homem (é sério), etc. Se é pra ler besteira que seja Paulo Coelho que pelo menos é imortal, pois nasceu a dez mil anos atrás (licença para piadinha infame).

4 comentários:

  1. Acho que não deviam desligar apenas a tv,mas também o playstation,entre outras coisas.Só falta agora um livro ensinando as pessoas a serem emos.

    ResponderExcluir
  2. Porque, nós, sabedoremos dessa onda de livros de auto-regulagem ou ajuda, como queiram, fazemos um livro com o seguinte título: Aprenda ser feliz, no conceito de felicidade não-pré-fabricado pelos anúncios de Kolinos, ou de cerveja, ou margarinas, ou novelas, ou BBB's e outras alternâncias mais, não lendo livros de auto-aprendizagem. Porém, numa versão pocket book com cd-aúdio narrado pelo Thiago Lacerda ou José Mayer. Um bom projeto? Ou um projeto bom? Ou não também... Uéué!

    ResponderExcluir
  3. Mulheres inteligentes não acreditam no que leem.

    ResponderExcluir
  4. desliguem o blog, rsrsrs
    li assim q vc fez este post, mas só comentei hoje.

    ótima crítica, leve, bela, e verdadeira.
    adoro suas opiniões.

    ResponderExcluir